top of page

Lesões Desportivas e a Medicina Tradicional Chinesa

A Eficácia da Medicina Tradicional Chinesa nas Lesões Desportivas:


A Medicina Chinesa não é apenas eficaz no tratamento e prevenção de lesões desportivas mas também no aumento da performance, além de ser uma forma de tratamento natural pois utiliza a capacidade do próprio organismo de se regenerar e não utiliza medicamentos para esse efeito.



Porquê o tratamento de lesões desportivas com Medicina Tradicional Chinesa?


A Medicina Tradicional Chinesa sempre esteve de mãos dadas com as Artes Marciais, pois as lesões eram constantes nos mosteiros, gerando uma necessidade urgente de utilizar técnicas simples mas eficazes pa

ra tratar os praticantes. Esses mesmos praticantes tinham um profundo conhecimento de anatomia e dos pontos vitais e observaram que o estímulo de esses mesmos podia aumentar a capacidade de regeneração do corpo. Esse conhecimento milenar foi-se refinando chegando aos dias de hoje perfeitamente integrado no contexto do ritmo de vida levado neste século.


No nosso habitual estilo de vida, estamos a criar diariamente desequilíbrios, gerados por uma alimentação descontrolada, agentes externos que causam distúrbios, poucas horas de sono, distúrbios psicológicos e emocionais.


Esses desequilíbrios vão agravando, perturbando a circulação sanguínea, diminuindo a capacidade de regeneração do organismo e criando uma vulnerabilidade em determinada área do corpo, acabando por levar a uma lesão muscular, articular ou óssea e ao impedimento da auto regeneração, forçando assim o corpo a entrar num processo de lesões constantes, desgastando o metabolismo e limitando o dia-a-dia do desportista.


Ora a Medicina Tradicional Chinesa não trata apenas a lesão, mas também os desequilíbrios que levaram a essa mesma situação aumentando a capacidade de regeneração e a performance atlética, pois segundo a MTC não existe separação entra a raiz (Desequilíbrio) e o sintoma (Lesão), sendo os dois parte de um todo.


A Medicina Chinesa recomenda, em muitas situações, Programas de tratamento adequados aos objetivos e à estrutura de cada pessoa.


Os Objetivos mais comuns do Programa de Tratamento são:


– Regenerar os tecidos moles

– Prevenir futuras lesões

– Alívio e tratamento da Dor

– Aumento da mobilidade

– Fortalecimento muscular

– Alívio de patologias articulares


1ª Consulta – Na primeira consulta é realizado um diagnóstico detalhado, recolhendo todas as informações pertinentes para planear as metas, objetivos e plano de tratamento personalizado para cada paciente.


1ª Fase – Aguda

Começa logo a partir do momento em que o praticante se lesiona, nesta fase é realizado então o diagnóstico detalhado. Normalmente esta fase pode durar entre 1 a 7 dias. Pode ocorrer inchaço, vermelhidão, dor tipo facada e possível sensação de calor. Nesta fase o tratamento deve ser suave, devendo evitar-se aplicação direta. Os objetivos são: promover a circulação de Qi e Sangue, reduzir inflamação e fortalecer músculos.

Tratamento: Acupunctura e Moxabustão, Massagem Tui Na, Fitoterapia, Kinesio Tape, Ventosa terapia, Movimento e exercício.


2ª Fase – Pós-Aguda

Esta fase começa uma semana após a lesão inicial e pode durar até 3 semanas. O inchaço e a dor reduziram e o processo inflamatório está praticamente concluído. Existe rigidez e espasmos nos tendões devido ao esforço. Nesta fase o tratamento pode começar a ser mais direto e agressivo. Os objetivos nesta fase são: Destruir adesões no músculo, ligamentos e articulações, promover a circulação de Qi e Sangue para relaxar os espasmos e a rigidez.

Tratamento: Reavaliação, Acupunctura e Moxabustão, Massagem Tui Na, Ventosas e Fitoterapia, Plano Alimentar para corrigir os desequilíbrios.


3ª Fase – Crónica

Começa entre 3 a 4 semanas após o princípio da lesão. Inchaço e inflamação já devem ter passado, mas rigidez e dor tipo moinha podem ainda estar presentes. Lesões nos tendões e ligamentos podem durar entre 6 a 8 semanas para regenerar completamente, mas lesões musculares simples já devem estar tratadas nesta fase. Objetivos nesta fase: Impedir e prevenir o reaparecimento da lesão, criar estabilidade e força na articulação e ligamentos, alívio da dor e aumento da circulação.

Tratamento: Igual ao da Fase 2



Principais benefícios do Programa:


– Reposição da vitalidade e dos saudáveis níveis energéticos

– Reduz dores e tensões

– Alívio de espasmos e rigidez

– Aumento da circulação

– Fortalecimento e estabilidade articular e ligamentar

– Aumento da performance desportiva

– Aumento da mobilidade



Patologias mais comuns:


– Cãibras

– Tendinites

– Estiramento e distensão muscular

– Contusão

– Fraturas de Stress

– Bursites

– Entorse e rutura de ligamento

– Luxações e redução articular

– Lombalgia

– Traumatismos




Cada vez mais atletas recorrem à acupunctura ou à medicina chinesa para tratamento de lesões crónicas ou simplesmente para prevenção de futuras lesões. Atletas como Kobe Bryant ou Jogadores de Futebol Americano, utilizam cada vez mais esta vertente para obterem o máximo de resultados.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page